quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Marco, titereiro

Marco, titereiro
Marco Nogueira, que faz shows de marionetes, no Bar do Mineiro, em Santa Teresa. Foto Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo
O sorriso é tímido. A fala, grave. A julgar apenas pelas aparências, ninguém diria que Marco Nogueira, carioca de 38 anos, morador de Santa Teresa, dá um verdadeiro show com suas marionetes de cantores como Tim Maia, Elvis, Edith Piaf e Carmen Miranda, entre muitos outros. Essa história começou há dez anos, com uma ex-namorada, com quem Marco teve uma loja em Mauá (sim, Marco era hippie de carteirinha). A loja fechou, o casal se separou e ele foi mostrar seus bonecos em Búzios.
- Um cara viu minha marionete do Gilberto Gil e me apresentou ao próprio. Eram amigos. Fui convidado a fazer shows de divulgação do disco "Eu, tu, eles" - conta.
O rapaz, aliás, deve tudo à rua. E reconhece isso:
- Uma alemã de férias no Rio viu uma apresentação e resolveu fazer uma oficina comigo. Quando voltou para a Europa, fez uma vaquinha e me pagou uma passagem para Berlim. Dei aulas, fiz shows na rua e viajei por Espanha e França.


http://oglobo.globo.com/cultura/rioshow/mat/2009/01/02/conheca-pipoqueiro-do-odeon-peruana-do-acaraje-estatua-viva-do-corcovado-outros-personagens-tipicos-das-ruas-do-rio-587758971.asp

3 comentários:

  1. Oi Marco, tô aqui enrolada, tentando escrever no seu blog mas tomando surra! Espero que me reconheças depois de toda aquela prosa em Santa. Coloquei meu blog como seguidora pra vc me achar e se quiser ler, não se acanhe...rs Escrevo de besta, qualquer dia retomo... bjs a gente se fala por aí, ok? Quero muito conhecer teu trabalho. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah! e quero me dar de presente de aniversário uma Carmem Miranda. Ela nasceu no mesmo dia que eu, então se prepare pq tá chegando. Sou apaixonada pela figura e a caricatura tá um espanto de linda!

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo...Não sou amigo do GIL..sou fã...Meu irmão número 5(Zé Neto) que é amigo dele...e através dele que conheci Arthur Maia...Conheci Marcos em Búzios.. fiquei amigo... através do Arthur Maia... Levei Marcos pra fazer um show pro Gil no camarim do canecão...Missão cumprida... Marcos tem fotos que tirei...Feliz voltei para casa.

    ResponderExcluir